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Quinta-feira, 14 de Maio de 2009

Cada idade, cada comida

 

 

A revista Cláudia (mais uma vez, rsrsrsrs) está com umas dicas de nutrição muito legais, para quase todas as idades!

Selecionei aqui algumas dicas, mas confiram a matéria, que está bem interessante. Tem testes, cardápio e dicas!

 

Aos 20

 

 

Nessa fase uma boa nutrição ajuda a diminuir os sintomas da TPM e a emagrecer.

 

1.       Estudos mostram que mulheres com tensão pré-menstrual, a famosa TPM, têm menor quantidade de cálcio no sangue. A falta desse nutriente causa irritabilidade e cansaço. Para repô-lo, inclua na sua alimentação leite e derivados com baixo teor de gordura.

 

2.       Os jovens possuem maior risco de anemia. Portanto, coma sempre feijão, que é rico em ferro. Para aumentar a absorção do mineral pelo organismo, consuma na mesma refeição uma fonte de vitamina C, como suco de laranja ou salada de folhas verdes.

3.       Troque o chocolate por frutas secas, como banana, uva ou damasco. O açúcar natural dessas frutas sacia a vontade de comer doce e engorda bem menos!

 

Aos 30

Uma boa nutrição nessa época da vida ajudar a combater o stress e o cansaço mental. Além de dar mais pique.

 

 

1.       Inclua quinoa na sua rotina. O grão é fonte de proteínas, fibras, vitaminas, ferro, cálcio e ômega 3 e 6 e também, tem menos calorias que a aveia. Pode ser preparado e servido como o arroz, refogado com cebola e alho, ou consumido cru enriquecendo saladas, sucos, sopas, pães, bolos e tortas. (colocar foto dela)

 

2.       Valorize os alimentos ricos em carotenóides – como a cenoura, tomate, manga, mamão e abóbora.  Essa substância se transforma em vitamina A no organismo, que é muito boa para a pele, diminuindo o envelhecimento.

3.       Para ter mais energia, coma duas castanhas-do-pará e dois damascos por dia. A combinação protege o sistema imunológico, combate os radicais livres e fornece nutrientes como ferro e potássio.

 

Aos 40

Acelerar o metabolismo e amenizar os efeitos das mudanças hormonais. Esses são alguns dos benefícios de uma boa nutrição na faixa dos 40 anos.

 

 

 

 

      Se você tiver histórico familiar de osteoporose deve não deve  jogar fora a casca do ovo. Ela é riquíssima em cálcio e pode sim ser aproveitada nas refeições: basta apenas uma pitadinha no feijão. “ Antes, porém, esterilize a casca em água e vinagre por dez minutos, ferva por 20, seque ao sol, triture no liquidificador e peneire”, diz a pesquisadora Jocelem Salgado.

 

2.       Graças à grande quantidade de fibras, a farinha de linhaça dourada é apontada como ingrediente-chave para o controle da glicemia.

3.       Contra a flacidez, consuma alimentos como o iogurte desnatado, que possui proteínas magras.

 

Aos 50

Uma boa nutrição nessa fase proporciona longevidade  e mais disposição.

 

 

 

 

1.       Nada de jogar o talo da salsinha fora, pois ele possui uma quantidade maior de cálcio do que as folhas.

2.       Para eliminar toxinas e varrer os radicais livres do organismo, consuma sempre que possível nabo, rabanete, abóbora japonesa, maçã, soja, pepino, brócolis, almeirão, chicória, melão e gengibre.

3.       Para reduzir o colesterol invista em fibras solúveis, como as encontradas na aveia. A dose diária é de 1 xícara da versão em flocos ou 1 1/2 do farelo.

        

 

 

              Eu, com meus 22 anos, baseando nessa dieta, não estou nada bem!! rsrsrsrss...Só consumo feijão todo dia, mas não gosto de leite e nem de frutas secas.

 

E

 

 

 

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